31.5.17

A REPRESENTAÇÃO DOS NEGROS NAS REDES SOCIAIS

Foto: kenia Santos


Dizer que as redes sociais estão presentes na vida e no cotidiano da maioria dos indivíduos na nossa população é chover no molhado. Mas além de todas as ações de marketing seja de produtos ou de serviços, o que de fato vem ganhando um contexto muito amplo nesse meio é a força da representação do negro.

Com a ascensão do Youtube nos últimos anos, surgiram diversos segmentos e criadores de conteúdo dos mais variados tipos e é exatamente por ser dividida em nichos, que a plataforma proporciona espaço não só para games e maquiagens, mas também para o fortalecimento do empoderamento.

O que vale ressaltar aqui é que além de levar as discussões sobre racismo para as mídias digitais, o conteúdo produzido por essas pessoas é de extrema importância para a (des)construção do próprio negro em sua vida pessoal e social.


A youtuber Débora Cunha, mais conhecida como Débora Ninja falou sobre o quão importante é este trabalho e como isso a influenciou como pessoa ao longo de sua trajetória de vida:




O racismo ainda é pulsante dentro do nosso país e inevitavelmente atinge todas as camadas da nossa sociedade, sendo assim o trabalho feito pela Débora e por tantas outras youtubers é fundamental. Trazer discussões ainda tão polemicas para um espaço como o Youtube nos faz acreditar cada vez mais na luta diária que enfrentamos a cada dia e que podemos nos sentir representados de alguma maneira.


Então seja falando de cabelo, roupas, cultura ou discussões sociais, toda e qualquer forma de representatividade negra é válida, no Youtube, na faculdade, no trabalho ou na rua e assim como os pequenos atos racistas de cada dia, não devem passar desapercebido.

E caso você queira conhecer mais sobre sobre a Débora Ninja, conheça seu canal no Youtube e curta sua página no Facebook . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cult-Afro - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout por: Kenia dos Santos.