2.6.17

Empoderamento em forma de Disco

Rapper lançou seu novo álbum "Galanga Livre" recentemente 

Foto: Divulgação
Danilo Albert Ambrosio, conhecido popularmente como Rincon Sapiência ou Manicongo, se voce assim preferir. Após 17 longos anos de carreira, o rapper que ganha cada vez mais destaque no cenário do rap nacional lançou seu primeiro álbum na última quinta (24/05).

O que ou quem é Galanga? Recorrendo ao nosso velho amigo Google, Galanga era o nome original de Chico Rei, escravo trazido do Congo para o Brasil e que ao comprar cartas de alforria para si e seus conterrâneos, se tornou rei em Ouro Preto. E é se utilizando desse nome, que Rincon conta a saga de seu personagem fictício na abertura do álbum.

Numa mistura incrível de diversos ritmos musicas, beats e poesia, o cantor e produtor encaixa temas críticos da nossa sociedade como machismo, preconceito, pobreza e racismo criando um entrelace perfeito e canções de sacudir o esqueleto, como dizem por aí, não é mesmo?

Rincon denominou esse estilo como afrorap: "O grande detalhe é que ele tem como estrutura a música afro, que pode ser o samba, a ciranda, o marakatu, o carimbó, ou pode ser algo do próprio continente africano..." Declarou o rapper na noite de estreia do novo trabalho.

Com 13 faixas de muita ousadia e propriedade, o disco trás o empoderamento preto em cada verso. "Faço questão de botar no meu texto que pretas e pretos estão se amando", como diz o mesmo em Ponta de Lança. O afrontamento e o debate sobre a identidade negra estão em pauta e honrando o sobrenome artístico, o rapper demonstra isso muito bem ao longo das canções. Inovador, combatente, irreverente. Rincon Sapiência trás um talento nato e muito, mas muito repertório de criação. E como o mesmo diz: "Se a liberdade é contra a lei, meu conteúdo é ilícito".

Se você ficou curioso e quer ouvir o álbum, segue um aperitivo. Espero que assim como nós, você reflita, dança e se divirta em cada batida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Cult-Afro - 2017. Todos os direitos reservados.
Layout por: Kenia dos Santos.